Publicidade

O que é o modelo sistêmico no Futebol?







O jogo de futebol é composto por ações técnico-táticas, envolve a capacidade física do jogador em realizar essas ações, exige que estes tenham técnica para controlar, passar ou rematar a bola, exige pensar o jogo, exige ter vontade, e exige que os jogadores tenham a capacidade e solidariedade de jogarem unidos em torno de um objetivo comum à equipe.  O Treinamento no futebol deve refletir a variedade de movimentos que englobam uma partida

O método sistêmico não separa a sessão de treino nas vertentes do jogo. Então, toda e qualquer atividade é sempre física-técnica-tática-emocional.

Logo, toda atividade é jogo. Para exemplificar, um jogo em 2/3 do campo em que duas equipes com nove jogadores cada se enfrentam em dois tempos de vinte minutos com as seguintes regras: atrás do meio campo cada jogador só pode dar 2 toques e fazer passes somente para frente; no campo de ataque, cinco passes equivalem a 1 ponto, sendo que até a zona de risco não pode devolver o passe para o jogador anterior que o executou, caso contrário, zera-se a contagem; gol equivale a 3 pontos; 5 passes mais o gol equivalem a 7 pontos; só valerão gols com a equipe toda posicionada no campo de ataque e com o goleiro fora da área. Neste jogo, busca-se atender demandas físicas-técnicas-táticas-emocionais específicas, que resultem em comportamentos individuais e coletivos relativos a uma maior inteligência de jogo.

O pensamento sistêmico procura juntar o todo em função de um objetivo, procura criar um sistema organizado, onde nenhuma parte fica de fora nem nenhuma parte é mais importante que o todo. No que diz respeito ao trabalho do treinador, quando selecionámos um modelo de jogo para a nossa equipe, devemos pensar sistematicamente, em que cada parte do modelo de jogo depende das outras partes, em que cada momento de jogo está ligado aos outros momentos, em que cada jogador cumpre uma função que sempre depende dos colegas de equipe e não individual.

Quando pensa na equipe como um sistema organizado e fazemos essa equipe funcionar segundo esse sistema, utilizando a periodização tática, estamos a trabalhar segundo o pensamento sistemático, ou seja, estamos a desenvolver um sistema como um todo. Uma equipe que trabalha como um todo, quno um jogador não está com a bola nem no centro de jogo em alguns momentos, estão presentes, fechando ou abrindo o espaço,tendo funções dentro do campo a todo o momento, uma vez que a bola, em segundos, tanto pode mudar de setor e/ou corredor, e esses jogadores entram em ação.

Como o método sistêmico é o mais específico, pois mantém o jogo como essência da sua aplicação, defende-se uma ampla utilização do mesmo ao longo de um microciclo de treinamento.

No curso Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol você vai aprender todos os aspectos que envolvem a montagem de uma forma de jogar e uma metodologia mais moderna de treinamento. Saiba mais aqui!



Você não pode perder:

Curso de Formação Completa 1.0
100 Atividades de Futebol Escolar
Programa de Análise Estatística para Goleiros de Futebol
Treinamento de Alta Performance para Peneiras de Futebol



Comente:

Nenhum comentário