Publicidade

Treino tático de Futebol para Crianças






Para aprender a jogar um esporte qualquer, uma criança deve ter a oportunidade de experimentar um número grande de situações. Cada situação dessas será responsável pela abertura de um grande número de possibilidades, sendo que, cada possibilidade dessas, quando for experimentada, poderá abrir outras tantas. Na infância, o treino tático deve ser passado de maneira mais leve, para não entediar as crianças. A regra é: quanto mais jovem, menos teoria e mais prática.

Para facilitar, elaboramos um pequeno guia de treinamento tático por idade:

  • Entre cinco e sete anos: o jogo se dá sem posicionamento definido. Procure explicar apenas divisões básicas do campo em ataque, meio e defesa.

  • Entre oito e 10 anos: comece a introduzir as posições do futebol em forma de rodízio, para que todas as crianças possam experimentar todas as posições.

  • Entre 11 e 13 anos: o aluno já definiu em qual posição prefere jogar e, provavelmente, terá desenvolvido habilidades que o coloque como destaque em alguma posição. Ao completar 14 anos, já estão liberados treinos táticos mais teóricos e com posições bem definidas.

A prática do futebol, na iniciação esportiva, se manifesta através do jogo, nas diversas manifestações lúdicas que podem ser instituídas na aprendizagem do futebol.

O jogador de qualidade é aquele que vivencia um número enorme de possibilidades e, para cada situação do jogo, ele encontra a melhor. O jogador de hoje tem poucas possibilidades, imposta por rotinas exaustivas e limitadas, portanto, formando um jogador de pouca qualidade, o que torna o jogo de menor qualidade com movimentos estereotipados, sem qualidade. Por isso, estamos cada vez mais frequentemente vendo jogadores de baixo nível técnico e equipes de péssima qualidade.


Você não pode perder:

Ebook Gratuito: Passe no Futebol
Receba primeiro os posts deste Blog
Grupos de Whatsapp sobre Esportes




Comente:

Nenhum comentário