Publicidade

Metodologia de treinamento técnico no Futebol







O método é o caminho que o professor se utiliza para atingir seus objetivos. Desta forma, torna-se importante ao propor metodologias de ensino nas diferentes modalidades esportivas, que o professor estruture o desenvolvimento do conhecimento, a partir dos processos cognitivos e do nível de rendimento técnico-tático das crianças, ou seja, a metodologia e sua forma de aplicação, pontos principais no processo

O treinamento técnico é desenvolvido através de três métodos de trabalho: analítico, situacional e em forma de jogo, tendo sua escolha  dependente do estágio em que se encontra a equipe, onde determinado método pode ser mais utilizado que outro. Isso se torna compreensível a partir da percepção do nível técnico em que se encontra o indivíduo.

O método analítico tem como vantagens a  facilitação da correção e automatização do gesto técnico por estar isolado das variáveis do jogo e como desvantagem a desmotivação e descontextualização.

Já o método situacional prepara para uma situação específica do jogo, porém não amplia o repertório motor e cognitivo do indivíduo e o método em forma de jogo é motivador, contextualizado com o jogo, aumenta o repertório motor e trabalha de forma integrada os componentes do jogo,contudo dificulta a correção.

Compreende-se então que o método analítico o permite corrigir com mais detalhe o gesto técnico, podendo o isolar se necessário do contexto do jogo.

Há uma forma de ensino centrado nas habilidades técnicas, que é semelhante ao método analítico onde as ações técnicas são ensinadas de forma hierarquizada e descontextualizada promovendo um jogo pouco evoluído,em  que os jogadores apresentam déficits de conhecimentos específicos e ,consequentemente, de compreensão dos cenários de prática.

Atualmente, o método integrado (ou também chamado de situacional, condicionante ou jogo reduzido) é aquele que envolve em qualquer parte do treino diversas características do jogo em um campo reduzido e desse modo, estimulando constantemente a parte técnica (como domínio da bola, condução da bola e como finalizar) junto com a pressão e a organização defensiva do adversário. Ou seja, a parte técnica é desenvolvida dentro da realidade do jogo!

Qual você acha que é o melhor método?

Pro profissional de futebol, estar atualizado é sempre importante Por isso, vocu indicar 2 cursos online bem completos, com abordagens bem interessantes sobre sistemas de jogo e treinamento técnico.

Curso 1 - Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol

Curso 100% online em vídeo, com amplo embasamento teórico e indicação prática, onde coloquei meus conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de atuação em clubes profissionais, categorias de base, escolas de futebol, e muito estudo sobre o futebol em universidades e pesquisas. Clique aqui!


No curso Formação em Futebol 1.0 você vai aprender todos os aspectos que envolvem o treinamento de futebol. Serão abordados temas que vão da preparação física ao treinamento tático. A postura, a conduta e o perfil do profissional que quer atuar no futebol também é tema desse incrível curso. Clique aqui!


Você não pode perder:

Ebook Gratuito: Passe no Futebol
Receba primeiro os posts deste Blog
Grupos de Whatsapp sobre Esportes




Comente:

Nenhum comentário