Publicidade

Treino de Futebol não pode ser automatizado








Os jogos coletivos (futebol e futsal) são modalidades que apresentam objetos comuns como a maneira de jogar (pés), adversários, a bola, os alvos e muitas regras que coincidem. Para que o atleta tenha um bom desempenho durante os jogos, é necessário que tenha conhecimento da modalidade que pratica.

Jogos Esportivos Coletivos devem oportunizar que o praticante desenvolva "competências que transcendam a execução propriamente dita do gesto motor, e se centrem na assimilação de ações e princípios do jogo". Para tanto, é preciso que o professor ou técnico proponha métodos que estimulem a capacidade criativa da criança, sua imaginação, desta forma estará também contribuindo para a formação do jogador inteligente taticamente.

Alguns professores ou técnicos pressupõem a ideia de que a criança precisa aprender e aperfeiçoar a técnica para poder jogar. Esse tipo de crença, separando o que fazer (tática) do como fazer (técnica) deixa à criança a ingrata herança de automatizar movimentos

As abordagens metodológicas preponderante nas aulas de futebol têm se estruturado basicamente em exercícios direcionados ao aquecimento, treinamento de habilidades técnicas específicas e no jogo coletivo seja este de forma reduzida ou formal. Nesta perspectiva, o treino se apresenta em uma organização altamente estruturada onde se enfatiza no ensino a técnica o "modo de se fazer" separadamente da tática "motivo de se fazer".

Portanto, o treinamento técnico e tático nos jogos esportivos coletivos, neste caso no futebol, tem se dado de maneira descaracterizada das situações reais do jogo sem considerar as interações entre técnica e tática e entre esta e os processos cognitivos do jogo. O professor deve estar atento ao desenvolvimento dos processos cognitivos necessários a compreensão do jogo, aplicando meios de integração das ações técnico-táticas nas suas atividades para capacitar os jogadores com êxito para as exigências do jogo.

Pro profissional de futebol, estar atualizado é sempre importante Por isso, vocu indicar 2 cursos online bem completos, com abordagens bem interessantes sobre sistemas de jogo e treinamento técnico.

Curso 1 - Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol

Curso 100% online em vídeo, com amplo embasamento teórico e indicação prática, onde coloquei meus conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de atuação em clubes profissionais, categorias de base, escolas de futebol, e muito estudo sobre o futebol em universidades e pesquisas. Clique aqui!


No curso Formação em Futebol 1.0 você vai aprender todos os aspectos que envolvem o treinamento de futebol. Serão abordados temas que vão da preparação física ao treinamento tático. A postura, a conduta e o perfil do profissional que quer atuar no futebol também é tema desse incrível curso. Clique aqui!


Você não pode perder:

Ebook Gratuito: Passe no Futebol
Receba primeiro os posts deste Blog
Grupos de Whatsapp sobre Esportes




Comente:

Nenhum comentário